terça-feira, 30 de novembro de 2010

Contém 1 Drama

No próximo sábado, lançaremos um projeto que, justamente por ser tão pequeno e, de certa forma, uma idéia bem simples, se torna muito especial pra nós. Coordenado por mim e pela Luciana Thomé, a idéia da coleção Contém 1 Drama partiu do Diego Grando, ano passado. Quando ainda morava em Paris, teve a idéia de escrever um poema longo, que se inserisse numa tradição poética que o interessava bastante - poemas como Zone, de Apollinaire, a Prosa do Transiberiano, de Blaise Cendrars, o Poema Sujo de Ferreira Gullar, a Elegia desesperada de Vinícius de Moraes, e ainda A Mesa de Drummond. Ou seja, nas palavras do próprio autor, um poema de distância, de passagem de tempo, uma caminhada noturna do poeta pelas ruas da própria solidão. O título, 25 rua do Templo, é uma referência ao endereço onde morou por dois anos junto da Carol Bensimon, e a idéia era ilustrar com fotos que os dois tiraram da cidade e da própria rua em si.


Ele nos enviou o poema e sugeriu que, se um livro é como um disco, então essa publicação seria como um EP – e além do poema que dá titulo à edição, publicamos também outro, Palavra Paris, alinhado ao mesmo tema.

A idéia original era disponibilizar pra download no site da Não, mas era uma idéia legal demais pra ficar limitada ao meio virtual, e de imediato visualizei uma série de ediçõezinhas com capas tipográficas ao estilo dos designs de David Pearson para a coleção Penguin Great Ideas. Assim, o projeto ganhou forma – e o nome oficial de Contém 1 Drama, sugerido pelo próprio Diego – e foi impresso mês passado.

Lançaremos nesse sábado dia 4 de dezembro, no Café Bonobo (esquina da Castro Alves com a Felipe Camarão, no Bomfim), as 18h, pelo preço simbólico de R$ 2,00 – menos que um cafezinho, como bem lembrou a Lú. Simbólico, porque logo colocaremos para download no site da editora, então quem quiser baixar de graça e não pagar nada pode escolher essa opção também. O papel, no final das contas, é um fetiche editorial meu. A princípio, a versão impressa estará a venda somente em eventos da Não Editora ou em pequenas livrarias locais.

2 comentários:

Emerson Wiskow disse...

bacana, mesmo.

Anônimo disse...

Samir, quanto tempo do seu dia você dedica à leitura? Você faz algum programa, como por exemplo, quantas páginas ler por dia?

AddThis