quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Leituras do segundo semestre

Sempre tive certa inveja de quem nasceu em família de leitores assíduos, com pequenas bibliotecas pessoais em casa. Por algum motivo que nunca entendi a lógica, tanto no colégio Anne Frank quanto no Irmão Pedro, as bibliotecas eram fechadas aos alunos durante o horário do recreio. Assim, só fui me tornar leitor voraz quando entrei na faculdade e descobri a biblioteca da PUCRS, isso lá no começo dessa década. De lá pra cá, sempre fico com a sensação de que corro atrás do prejuízo no quesito leituras, e estabeleci como meta pessoal pra 2009 tentar ler 1 por semana. Seria uma forma de dar conta dos que estavam na pilha de "livros a ler" fazia mais de cinco anos, e de me atualizar. Leituras de tijolões, que me consumiram um mês ou mais de atenção, foram compensadas com livros de contos curtos (e livrinhos como Rousseau em 90 minutos, que foi lido durante uma palestra chata. Como foi experiência rápida e indolor, me animei a tentar ler o Derrida em 90 minutos, mas esse já não foi tão indolor). Então, pequena glória pessoal e instransferível: somando minha lista de leituras do primeiro semestre com a atual, vejo que consegui cumprir a meta (e superar em 1 livro a mais). Vivas para mim: como prêmio, minha pupila dilata quase todo dia entre 20h e 21h. No próximo ano, vou trocar um pouco do tempo dedicado a ler por exercícios físicos e, seguindo o exemplo do Peter Jackson, tentar perder uns quilos.



E isso foi o que carreguei na mochila durante esse semestre:

Rousseau em 90 minutos, Paul Strathern
Ovelhas que voam se perdem no céu, Daniel Pellizzari
Moby Dick, Herman Melville
Black Hole - Introdução à Biologia, Charles Burns
Sinuca embaixo d'água, Carol Bensimon
Azincourt, Bernard Cornwell
Black Hole - O Fim, Charles Burns
Umbigo sem fundo, Dash Shaw
Laranja Mecânica, Anthony Burgess
Até o dia em que o cão morreu, Daniel Galera
Ainda orangotangos, Paulo Scott
Caim, José Saramago
Z, A Cidade Perdida, David Grann
A Fantástica Vida Breve de Oscar Wao, Junot Díaz
Flores, Mario Bellatin
O Uraguay, Basílio da Gama
Desacordo Ortográfico, Reginaldo Pujol Filho
Todos os belos cavalos, Cormac McCarthy
Bartleby e companhia, Enrique Vila-Matas
A Galinha Degolada e outras histórias, Horacio Quiroga
A Coleçao Particular, Georges Perec
Fora do Lugar, Rodrigo Rosp
A Solução Final, Michael Chabon
Chip Kidd: Book One - Work: 1986-2002, Chip Kidd
O Engenhoso Fidalgo Dom Quixote de La Mancha, Miguel de Cervantes

Na lista, eu não diferencio graphic novels de livros - é só uma lista de leituras, não um concurso, afinal de contas. E na real nem tenho bem certeza do motivo de colocar essa lista aqui, exceto para fornecer assunto no caso de algum amigo querer puxar papo e trocar opiniões sobre leituras. No total, li cerca de cinquenta livros esse ano, e se alguém quiser sugestão pra escolher o que ler (no caso da minha opinião fazer alguma diferença pra alguém, o que duvido), esses aqui embaixo me marcaram profundamente ao longo do ano, e são os que mais recomendaria:

Mason & Dixon, Thomas Pynchon
Primeiro amor, último sacramento, Ian McEwan
O Jardim de Cimento, Ian McEwan
O livro das cousas que acontecem, Daniel Pellizzari
Moby Dick, Herman Melville
Laranja Mecânica, Anthony Burgess
Z, A Cidade Perdida, David Grann
A Fantástica Vida Breve de Oscar Wao, Junot Díaz
Todos os belos cavalos, Cormac McCarthy

Um comentário:

Luiz disse...

Olá. Já que é uma lista, aproveito pra dizer que li em 2009 'O professor de botânica' e gostei bastante. Enfim.
Abraço.

p.s. E sim, impossível não gostar de Mason & Dixon.

AddThis