quinta-feira, 7 de julho de 2016

Queerlist 2.0

Sempre me sinto atrás dos outros nas minhas leituras. Consigo manter um ritmo de no máximo um livro por semana, e alguém sempre me pergunta se "já li o fulano ou a beltrana" e fico constrangido de dizer que não, ainda estou correndo atrás de todos os autores que eu devia ter descoberto e lido uns dez anos atrás, a julgar pelo ritmo do mundo (fui um leitor tardio).
Mas em algum momento há uns quatro ou cinco anos atrás, a essas alturas já nem lembro bem qual era o livro, eu me dei conta de que estava lendo basicamente sobre o mesmo tema o tempo todo, sempre o mesmo drama do homem branco hétero de classe média com casamento em crise, ("sentado em casa deprimido vendo a tinta secar na parede", como diz o Antonio Xerxenesky), com honrosa excessão ao Ian McEwan, que sempre mata ou desmembra alguém no meio do processo. Não é que não haja bons autores, mas a imposição de universalidade desses temas me cansa. Então me coloquei a vasculhar o google para montar uma lista de leitura mais focada em experiências com que eu pudesse me identificar. Montei o que eu chamo de "queerlist", uma lista de obras de ficção com (cacófato à vista) temática gay, que acabou moldando o que veio a ser o meu novo livro, "Homens Elegantes" (informe comercial: lançamento previsto para setembro deste ano, pela Rocco) e um blog, que andava meio abandonado até a pouco tempo, mas que estou retomando aos poucos - chamado, justamente, de Queerlist.
Essa lista foi moldada com base em pesquisas de internet e na leitura de um livro que para mim foi seminal, chamado A History of Gay Literature - The Male Tradition, de Gregory Woods (alguém traduza e publique, por favor. Eu me ofereço para traduzir). Com base nisso, e acompanhando o mercado com olhos atentos desde então, montei a seguinte lista:

Lidos, recomendados, ordenados em ordem histórica:

Clássicos
Fedro, de Platão
O Banquete, de Platão
Satyricon, de Petrônio

Idade Média
Decameron [historia de Pietro de Vinciolo, quinta noite], de Boccacio

Renascença
O Mercador de Veneza, William Shakespeare [teatro]
Otelo, de William Shakespeare [teatro]

Idade Moderna

Fanny Hill: Memórias de uma Mulher de Prazer, de John Cleland
Miss in Her Teens, de David Garrick [teatro]

Literatura Gótica
Vathek, de William Beckford * * *

Decadentismo
O outro lado da moeda (Teleny), Oscar Wilde * * *
A importância de ser Prudente, Oscar Wilde [teatro] * * * * *

Renascença Americana
Moby Dick, de Herman Melville * * * * *
Billy Budd, de Herman Melville * * * *

Espírito versus Físico (Anos 10-20)
Os Moedeiros-Falsos, André Gide * * * *
O pombo-torcaz, de André Gide * *

Modernistas
Maurice, de E.M. Forster * * * * *
Giovanni, de James Baldwin * * *
Mrs. Dalloway, de Virgínia Woolf *

Beats
Wild Boys: A Book of the Dead, de William Burroughs * * * *
Port of Saint, de William Burroughs * *
The Place of the Dead Road, de William Burroughs * * *
The Western Lands, de William Burroughs * *

Pós-Guerra (Anos 50-60)
O Auriga, de Mary Renault * * * * *
Confissões de uma Máscara, Yukio Mishima * * *
Um Homem Só, de Christopher Isherwood * * *
Bonequinha de Luxo, de Truman Capote * * * *

Anos 80
Um jovem americano (A Boy's Own Story), de Edmund White * * * *

Pós-Aids (Anos 90)
A Biblioteca da Piscina, de Alan Hollinghurst * * * * *
The Folding Star, de Alan Hollinghurst * * * *
The Spell, de Alan Hollinghurst * * * *
Uma casa no fim do mundo, de Michael Cunningham * * * *
As Horas, de Michael Cunningham * * * * *
Usina de Sonhos, de Michael Chabon * * * *

Anos 2000
A Linha da Beleza, de Alan Hollinghurst * * * * *
The Stranger's Child, de Alan Hollinghurst * * * *
Garotos Incríveis, de Michael Chabon * * * *
As Incríveis Aventuras de Kavalier & Clay, de Michael Chabon * * * * *
O Pacifista, de John Boyne * * *
Dois garotos se beijando, de David Levithan * * * * *

Literatura Brasileira
Naturalismo
Bom-Crioulo, de Adolfo Caminha * *

Anos 90

Os bêbados e os sonâmbulos, de Bernardo Carvalho * *
Teatro, de Bernardo Carvalho * * *

Anos 2000
Nove Noite, de Bernardo Carvalho * * * * *
Mongólia, de Bernardo Carvalho * * * *
O sol se põe em São Paulo, de Bernardo Carvalho * * * *
O Filho da Mãe, de Bernardo Carvalho * * * *
O Centésimo em Roma, de Max Mallman * * * *
Anjo das Ondas, de João Gilberto Noll * *
Uma leve simetria, de Rafael Bán Jacobsen * * * *
Loja de Conveniências, de Guilherme Smee * * * *
Luzes de emergência se acenderão automaticamente, de Luisa Geisler * * * *

Não Ficção
A History of Gay Literature: The Male Tradition, de Gregory Woods * * * * *

Para complementar essa lista, aqui vai outra, do site da Penguin: The essential LGBTQ library.

2 comentários:

Jose disse...

Oi Samir! Gostei da lista mas senti falta do "The City and the Pillar" do Gore Vidal e o classico "Giovanni's Room" do James Baldwin. Hoje começo a leitura de "Homens Elegantes"!

Samir Machado disse...

Oi José.

O Giovanni's Room do Baldwin está ali (é que no Brasil se chama só "Giovanni", por motivos que ignoro).

A lista é só dos livros que li. O City and the Pillars do Gore Vidal está no meu radar, mas é meio difícil de encontrar em português. Ainda não li, mas por tudo que já li a respeito, com certeza merece estar nessa lista (que é um processo em eterna construção, ehehe).

Obrigado pela observação, e pela leitura! Espero que goste.

AddThis