sexta-feira, 30 de março de 2012

Extra Lives

Duas notinhas: a primeira, que saiu o quarto número da revista virtual Cadernos de Não-Ficção (dá pra fazer o download aqui), editada pelo Antônio Xerxenesky, Bruno Mattos e com projeto gráfico meu. No final da revista, acrescentamos uma seção de dicas dos editores, de livros que julgamos que deveriam ser mais lidos e discutidos. Minha contribuição é a notinha que segue abaixo, uma leitura que me foi indicada pelo próprio Xerxenesky e, como muitas das indicações que ele já me fez, passo adiante a dica recomendando muito.

Extra Lives: Why Video Games Matter, Tom Bissell
Se há um livro que precisa urgentemente ser traduzido ao português, é Extra lives, do jornalista e crítico americano Tom Bissell. Bissell talvez seja um dos primeiros a mapear as possibilidades narrativas que os games oferecerem, seja comparando um cenário de guerra civil em Far Cry 2 com suas próprias experiências cobrindo guerras na África, ou seja sua luta contra o vício em cocaína ao mesmo tempo que se mantinha viciado em Grand Theft Auto 4. Bisell aborda até mesmo as possibilidades perdidas, como o rico cenário pós-apocalíptico de Fallout 3 prejudicado por diálogos mal-escritos. E coloca a questão: sendo a própria natureza do jogo a de criar obstáculos a serem superados para o avanço da narrativa, para onde ele pode evoluir? Ou, citando sua experiência com Bioshock: que muitos games possuem mais inteligência formal e estilística do que conseguem lidar, mas alguns ainda patinam em inteligência moral, emocional e temática.

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