quarta-feira, 10 de março de 2010

Leituras recentes

Me ocorreu que alguns escritores tem medo de apostar na carga emocional dos personagens que criam, ou por medo ou por inabilidade de exporem-se emocionalmente através dos livros, ou por receio do que os “outros” vão pensar se colocarem carga dramática acima de experimentações com a forma. Me ocorreu que ultimamente ando com pouco saco pra isso, e tenho direcionado minhas leituras no sentido contrário.

No começo do ano li Manhood for Amateurs do Michael Chabon, e fui chacoalhado pelo modo ao mesmo tempo cruelmente realista e sinceramente afetuoso com que ele olha pra cada pessoa que significou algo na vida dele. Depois li o Tudo o que fizemos do Carlos André Moreira e percebi que fazia muito tempo que eu não parava uma leitura pra bufar de indignação com a situação de um personagem. Por fim, li o Orgulho e Preconceito da Jane Austen, que terminei com a mesma sensação melancólica que tenho quando volto de viagem após passar um tempo hospedado na casa de alguém.

Um comentário:

Smee disse...

Catarse sempre é bom!

AddThis