quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Desafio tijolão #2

Chegando a 242 páginas, um terço de Mason e Dixon foi vencido. Algumas passagens me fizeram rolar de rir, e isso pra mim é um feito. Tá, talvez nem seja tão engraçado assim, talvez eu estivesse num momento de bom humor particular após duas páginas com Pynchon descrevendo a epopéia de um padre provinciano em criar um queijo gigante de três toneladas, e conforme manda a tradição, o monstruoso queijo precisa ser levado para o batismo num festival local, dar voltas em torno da greja e coisa e tal, quando de repente a carroça racha e inadvertidamente vira uma catapulta, o queijo rola morro abaixo indo encontrar um distraído Mason no caminho. Que, sem saber, dá início àquelas competições doidas de inglês de correr colina abaixo atrás de queijos.
A primeira impressão periférica que Mason teve do ocorrido foi, naturalmente, a dum astrônomo, pensando: Ora, a Lua não deveria estar de fora agora, tampouco cheia, tampouco com este tom tão vivo de amarelo, tampouco estar crescendo desse modo, - quando então, com certo retardo, se apercebeu de onde estava e do que estava prestes a acontecer.
“Arre! Piedade!” Lançou os braços diante do rosto e sucumbiu diante do ataque daquele objeto, sentindo um Horror todo especial por ter sido escolhido para aquele Infortúnio...
Vítima dum Queijo malévolo, foi seu último pensamento antes de ser abruptamente salvo por um empurrão firme.

E o livro segue sempre num tom oscilando entre o melancólico e o absurdo. Mason e Dixon são dois personagens reais, foram os responsáveis por traçar uma tal "linha Mason-Dixon" que, anos mais tarde, serviria de divisão entre o sul escravista e o norte industrializado dos EUA, na época da Guerra Civil americana. E a cada parágrafo pulam participações de outras tantas figuras históricas da época, misturadas com momentos surrealistas como o cão falante, ou a orelha decepada e guardada num pote de conservas que tem fome por escutar qualquer coisa que lhe digam, e por aí vai. Sigo a leitura.

Nenhum comentário:

AddThis