quarta-feira, 29 de setembro de 2010

O curta

Como alguns sabem, um projeto de curta-metragem do Fredy com roteiro meu foi aprovado para o programa Histórias Curtas da RBS, faz um tempo. O roteiro que escrevi adaptava o conto Traz outro amigo também, do português Yves Robert, unanimamente apontado como o melhor publicado na coletânea Ficção de Polpa vol.2, organizada por mim e publicada pela Não Editora. Pois o projeto foi filmado, está pronto, e logo passará na TV. Vai ao ar no próximo sábado (coloquei os horários abaixo, de forma mais organizada). Após ser apresentado, no mesmo dia estará aberto a votação por uma semana, no site da RBS TV, de onde sai o favorito do público, na premiação promovida pela emissora no final do ano.



Não é a primeira vez que tenho um texto adaptado pra curta-metragem, ainda que o roteiro em questão seja adaptado do texto de outro, e em ambos os casos, com direção do Frederico Cabral. Nas duas ocasiões, pude acompanhar as filmagens, e zanzar pelo set sem ter muita utilidade prática (Charlie Kaufman em Adaptação feelings) exceto uma que outra modificação rápida no texto, foram experiências bem interessantes. Em primeiro lugar, ver os atores recitando algo que tu escreveu dá um frio na barriga, especialmente no momento em que tu percebe que o diálogo que parecia tão natural e fluído no papel, quando falado em voz alta no contexto da cena, não parece algo que seria dito no mundo real das pessoas de carne e osso. Ainda bem que, em ambos os casos, tivemos bons atores em cena, pegando meus diálogos muito literários e fazendo pequenas alterações até que soassem como gente normal falando. Outra parte é como cinéfilo mesmo, ver a cena sendo construída, ver que na intimidade de duas pessoas conversando sozinhas em cena tem por trás alguém segurando o microfone, outro cuidando da câmera, a diretora de arte cuidando que o pessoal da elétrica não destrua o cenário, o assistente de direção pedindo pelaamordedeus que o resto da equipe fique quieto por que vai começar a gravar, tudo isso que ao invés de cortar qualquer suposta magia de uma produção audiovisual, me faz admirar ainda mais os detalhes que fazem de um filme um trabalho autoral coletivo.

E sobre o que é o curta? É sobre um detetive particular (o ator Felipe Mônaco, apontado pelas minhas colegas de trabalho com o Javier Bardem gaúcho), contratado por um homem excêntrico (Clemente Viscaíno) para encontrar seu amigo imaginário de infância. A princípio, o detetive aceita o trabalho pelo dinheiro, mas aos poucos, ajudado pelo sobrinho de 6 anos Gonçalo (Gabriel Rocha), começa a perceber uma estranha conexão entre os amigos imaginários das crianças com que fala.

RBS TV
2 de outubro, sábado, às 12h30min
TVCOM
2 de outubro, sábado, às 23h
3 de outubro, domingo, às 8h15min e a meia-noite
Canal Brasil
5 de outubro, terça, as 20h30min
6 de outubro, quarta, as 15h30min

Traz outro amigo também
Com Felipe Mônaco, Clemente Viscaíno e Gabriel Rocha.
Roteiro de Samir Machado de Machado, adaptado do conto homônimo de Yves Robert; direção de Frederico Cabral; fotografia de Alberto La Sálvia e arte de Ana Henriques; direção de produção de Natalia Sosa com produção executiva da Animake Imagem Virtual. Realização RBS TV.

2 comentários:

Diego Carvalho disse...

Cara,
sou formado em jornalismo na Famecos também. Não costumo ser audiência para o "Histórias Curtas", porque das vezes que parei para assistir, na maioria foram bombas. Com exceção de dois ou três que lembro aqui: "O Dia que Jesus falou em Português", outro que o nome me foge, mas era de crianças com avós e o de hoje. Sensacional. Estava no PC e virei porque meu pai começou a dizer "que legal". Pesquisei teu nome e encontrei este blog. De fato, parabéns pelo Curta. Eu sempre brinquei, imagino que todos brincaram, com amigos imaginários. Este texto transcende o infantil, lúdico, para o adulto, velho, que recorda o tempo de criança e faz mostrar para os mais ranzinzas que nossa essência não deve ser perdida no âmago da alma.

Mais uma vez, parabéns. Abraço, Diego Carvalho 51 9695.6714

Samir Machado disse...

Oi Diego,

Falo por mim e por toda a equipe do curta que adoramos receber teu comentário! E sim, entendo o que tu quis dizer em relação ao Histórias Curtas. Nos esforçamos pra que tudo ficasse o mais profissional possível, e estamos tendo um ótimo retorno do público.

Abração,
Samir

AddThis