domingo, 19 de abril de 2009

O Professor e Areia no Estadão

Caderno 2 do O Estado de São Paulo deste domingo (19/04), saiu resenha, por Ricardo Lísias, de Areia nos Dentes de Antônio Xerxenesky, e O Professor de Botânica, deste que escreve. Não é preciso dizer que é uma massagem e tanto ao ego.

"Em Porto Alegre, a Não Editora, recém-criada, tem colocado nas livrarias algumas surpresas bastante agradáveis. Duas delas, dos últimos meses, são os livros O Professor de Botânica, de Samir Machado de Machado, e Areia nos Dentes, de Antônio Xerxenesky. Os dois estão afastados completamente da publicidade e seus textos não deixam entrever a enorme concessão técnica e ideológica que começou a ser feita na nossa literatura. Ao contrário, Machado e Xerxenesky demonstram preocupações formais concretas, lutam a cada página para compor um estilo particular e representativo e ambos têm uma boa noção de linguagem."

E, da parte que me toca, segue trecho:

"A novidade de Machado fica por conta da articulação dos elementos de previsibilidade: somos apresentados de imediato ao resultado final da aventura e mesmo assim ela nos surpreende. A engenharia que compõe o romance coloca a surpresa antes do fato e com isso joga os acontecimentos para o primeiro plano, deixando a narrativa toda embasada nessa inversão habilidosa."

6 comentários:

Paula Carolina disse...

Eu vi ontem no jornal! Parabéns, Samir! O texto do Lísias está muito bacana! Até falei para o Antônio que mandaria uma cópia se precisassem, mas vejo que vocês já tem.

Unknown disse...

Belíssima resenha! Parabéns, cara!

Samir Machado disse...

Cara: conseguimos exemplares do Estadão ontem, mas obrigado por se colocar a disposição!

Ale: valeu pela divulgação lá no blog!

DanielHDR disse...

Deram sorte comas fotos! Ficaram mto boas

K. disse...

eu li (:

Francye Ramus disse...

Parabenizá-los é tão óbvio e mesmo assim o faço.

Parabéns a vc e seu amigo Ant.

Eu, tal qual vcs, estou enveredando por esse caminho, o de escritor, não me julgando tão bom quanto vcs. E por isso me comunico, esperendo e ansiando por suas respostas.
Meus objetivos são duvidosos e nem sei por que estou fazendo isso.
Como sabem e jah citaram o Brasil é carente de leitores e possuidor de muitos escritores, mas não pretendo explanar sobre o q jah é sabido.

Perdão por me refirir aos dois, é que sempre os vejo juntos
Xerx. e Machado

Gostaria de manter contato e falar-lhe dos meus projetos;
e claro de adquirir os livros, o frete sai um pouco caro e eu pobre q sou não ouso adquirir as duas obras, e aki talvez resida o problema dos leitores escassos no país: o preço e a cultura.
Soh quem gosta realmente paga pra ver, perdão, pra ler.

contatos: gureisson@yahoo.com.br
gureisson@hotmail.com
gureisson.blogspot.com

não deixem de me escrever
nem q seja pra dizer:
ah, cara, eskece, nois naum temos tempo para amadores

eu poderia continuar e falar por demais aki, mas isso deveria ser apenas um comentario

perdaum pela intromissaum e ateh

AddThis