"Em Porto Alegre, a Não Editora, recém-criada, tem colocado nas livrarias algumas surpresas bastante agradáveis. Duas delas, dos últimos meses, são os livros O Professor de Botânica, de Samir Machado de Machado, e Areia nos Dentes, de Antônio Xerxenesky. Os dois estão afastados completamente da publicidade e seus textos não deixam entrever a enorme concessão técnica e ideológica que começou a ser feita na nossa literatura. Ao contrário, Machado e Xerxenesky demonstram preocupações formais concretas, lutam a cada página para compor um estilo particular e representativo e ambos têm uma boa noção de linguagem."
E, da parte que me toca, segue trecho:
"A novidade de Machado fica por conta da articulação dos elementos de previsibilidade: somos apresentados de imediato ao resultado final da aventura e mesmo assim ela nos surpreende. A engenharia que compõe o romance coloca a surpresa antes do fato e com isso joga os acontecimentos para o primeiro plano, deixando a narrativa toda embasada nessa inversão habilidosa."
6 comentários:
Eu vi ontem no jornal! Parabéns, Samir! O texto do Lísias está muito bacana! Até falei para o Antônio que mandaria uma cópia se precisassem, mas vejo que vocês já tem.
Belíssima resenha! Parabéns, cara!
Cara: conseguimos exemplares do Estadão ontem, mas obrigado por se colocar a disposição!
Ale: valeu pela divulgação lá no blog!
Deram sorte comas fotos! Ficaram mto boas
eu li (:
Parabenizá-los é tão óbvio e mesmo assim o faço.
Parabéns a vc e seu amigo Ant.
Eu, tal qual vcs, estou enveredando por esse caminho, o de escritor, não me julgando tão bom quanto vcs. E por isso me comunico, esperendo e ansiando por suas respostas.
Meus objetivos são duvidosos e nem sei por que estou fazendo isso.
Como sabem e jah citaram o Brasil é carente de leitores e possuidor de muitos escritores, mas não pretendo explanar sobre o q jah é sabido.
Perdão por me refirir aos dois, é que sempre os vejo juntos
Xerx. e Machado
Gostaria de manter contato e falar-lhe dos meus projetos;
e claro de adquirir os livros, o frete sai um pouco caro e eu pobre q sou não ouso adquirir as duas obras, e aki talvez resida o problema dos leitores escassos no país: o preço e a cultura.
Soh quem gosta realmente paga pra ver, perdão, pra ler.
contatos: gureisson@yahoo.com.br
gureisson@hotmail.com
gureisson.blogspot.com
não deixem de me escrever
nem q seja pra dizer:
ah, cara, eskece, nois naum temos tempo para amadores
eu poderia continuar e falar por demais aki, mas isso deveria ser apenas um comentario
perdaum pela intromissaum e ateh
Postar um comentário