sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Tu carregas meu nome

"Munique, final dos anos 90. Certo dia, (meu colega) vem me contar que está atrás de um assunto difícil. Existe uma organização secreta chamada "Stille Hilfe", que ajuda velhos nazistas, como, por exemplo, uma certa senhora que outrora atendia pelo codinome 'Kobyla, a Égua', por causa de seu hábito de chutar mulheres e crianças com suas pesadas botas cheias de ferragens no campo de concentração de Majdanek. Essa deve ser uma organização perniciosa, disse meu colega. Nela, uma mulher chamada Gudrun Burwitz desempenhava um papel especial. Essa mulher que se empenhava tanto em favor de velhos criminosos era a filha de Heinrich Himmler".

Nota #1: trecho de "Tu carregas meu nome", de Norbert e Stephan Lebert, sobre os filhos e descendentes de criminosos de guerra nazistas (lista de leitura para os 70 anos do fim da II Guerra).

Nota #2: segundo a wikipedia, essa espécie de Hydra do mundo real existe até hoje, sob a desculpa de ser uma ONG de auxílio a veteranos de guerra. Gudrun Himmler vive até hoje.

Nenhum comentário:

AddThis